quarta-feira, 3 de junho de 2009

Masoquismo e Sadomasoquismo.

Recentemente assiti um filme a respeito do Marquês de Sade , cujo o nome originou um termo muito conhecido entre nós : o sadismo . Indivíduos sádicos são aqueles que sentem prazer em provocar dor e humilhar seus parceiros durante o ato sexual e a descrição de tais ações por Sade , trancafiado dentro de um hospício por idéias e práticas nada comuns , escandalizaram toda a sociedade de uma época em que o moralismo pregado pela igreja exercia grande influência no cotidiano das pessoas .
Outro termo bastante conhecido mas absolutamente oposto ao sadismo é o masoquismo , cuja a denominação refere-se ao ato de ter prazer ao sentir dor corporal durante a relação sexual e sinceramente achei curioso este filme porque através dele cheguei ao questionamento destes dois termos que até então pareciam-me sinônimos . E também fez-me indagar a respeito de pessoas que não somente sentem prazer na dor física , na humilhação e dominação durante o ato sexual mas também na dor sentimental .
Posso citar áquelas pessoas que muitas vezes sofrem agressões físicas ou verbais dentro de um relcionamento e no entanto insistem em leva-lo a frente ou insistem na escolha de um carrasco ao invés de um parceiro . Seriam esses carrascos os sadomazoquistas sentimentais ?
Tudo isso me veio em mente e eu nem sei porque , na verdade sei mas teimo em camuflar por vergonha em assumir isso . A verdade é que me agrada e muito ter grandes decepções ou perder por completo a esperança em alguma coisa , talvez essas atitudes residam no fato que posteriormente a uma grande dor , qualquer pequeno acontecimento bom possa assumir grandes dimensões e também porque algumas decepções estão inseridas a um fetiche ao qual não pretendo comentar nem mesmo aqui , por certa censura que faço a mim mesmo e pelo fato de desconhecer sua origem ou motivo .

2 comentários:

  1. Curioso, eu também sinto algo parecido; eu sempre tenho um pé atrás com todos, talvez por experiências desagradaveis do passado, mas o que me intriga é que eu sempre sei do que uma pessoa que convido é capaz, mesmo assim eu aposto para ver. Por isso sou tão fechado e conservador, seletivo também. =]
    Sobre Sade; sinceramente? Eu sou apaixonado por por distúrbios mentais, no relacionamento isso é inaceitável, mas não deixa de ser curioso. Um dia faço Psiquiatria. Vc vai ver!

    Gostei do Blog Guri!

    ResponderExcluir
  2. Curioso, eu também sinto algo parecido; eu sempre tenho um pé atrás com todos, talvez por experiências desagradáveis do passado, mas o que me intriga é que eu sempre sei do que uma pessoa que convido é capaz, mesmo assim eu aposto para ver. Por isso sou tão fechado e conservador, seletivo também. =]
    Sobre Sade; Sinceramente? Eu sou apaixonado por estudos de distúrbios mentais, no relacionamento isso é inaceitável, mas não deixa de ser curioso. Um dia faço Psiquiatria. Ah vou sim!

    ResponderExcluir