terça-feira, 16 de junho de 2009

A insustentável leveza do ser
























Nada é definitivo e fatos e sentimentos se alternam por um período indefinido : hoje você se sentirá bem , trazendo consigo um sorriso no rosto e conseguirá o que mais deseja porém um dia você irá experimentar a tristeza e o sabor amargo da derrota e assim esses polos irão se repetir pelo resto de sua existência. Assim segue a vida , em movimentos que irão ocorrer de forma extramemente similar aos antériores como a própria História nos mostra , bastando apenas conhece-la para chegar a tal conclusão.
Posso parecer demasiadamente cético ou pessimista ao escrever tudo isso mas o que tento expor é a renovação da vida , cuja as fatalidades e acontecimentos indesejados se fazem necessários para que o ser humano atinja o crescimento e busque evoluir para novamente atingir o prazer , concretizar seus desejos e sentir a felicidade . Quantos aos relacionamentos , esses também possuem um caráter repetitivo marcado com emoções, ações e sentimentos similares aos anteriores , mudando apenas a pessoa que os desperta.
Diante disto tudo nos resta adotar a indiferença a dor como medida para nos tornarmos fortes e fazer do amor fati ( amor ao destino ) um lema a nos conduzir a leveza e assim seguir uma vida autêntica criando nossos próprios valores. Surge agora a questão : E o peso ?
O peso encontra-se no comprometimento da liberdade para uma situação qualquer , como por exemplo um índividuo cujas as ações são tomadas pela obrigação , desprovida de qualquer prazer ou satisfação e assim ele sente o fardo , podendo chegar ao limite de se questionar se vale a pena carrega-lo ou não . A própria fidelidade dentro de um relacionamento amoroso pode tornar-se um peso , exatamente no ponto em que esta deixa de assumir um carater natural e passa a ser sustentada pela força do comprometimento que fazemos aos nossos parceiros .
Enfim , sentimentos de dor e felicidades irão se complementar e se alternar como faces da realidade, cuja a falta de objetividade ou finalidade é o que torna esta alternância infinita.



7 comentários:

  1. Fiquei com vontade de ler o livro. Já me disseram muito bem dele. Blog muito bom, parabéns :)

    ResponderExcluir
  2. Olá querido Paulo.

    Retribuindo sua visita. Acho que pensamos bem pafrecidos sobre o tema "religião", fico feliz quando encontro alguem que possui os mesmos tipos de pensamentos. Vou ler seu blog com mais calma, mais tarde. Obrigado !

    ResponderExcluir
  3. Acredito que as coisas devem fluir de um jeito natural, sempre.
    Quando se percebe um fardo, a vida fica difícil de se seguir o que requer novamente naturalidade.
    Acredito também que a felicidade esta nas coisas simples, nas ações simples. Para se ter um bom relacionamento deve se oferecer um bom "espaço". A falta do mesmo torna as coisas difíceis...Sufoca, e isso é trágico.


    Um bom texto Rapaz... Esta notado o nome do Livro. =]

    ResponderExcluir
  4. Tanto a felicidade quanto a tristeza fazem parte da vida de todos nós! Só quem vive pode senti-las.

    http://gustasou.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Tenho aqui em casa, comecei a ler quando era mais jovem, mas nunca terminei! Espero voltar a ter tempo para me dedicar a uma dessas criaturas tão fascinantes que são os livros.
    "Ler um livro é abrir uma CPI contra a burrice"

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  6. hUHUHaUHaHUA Paulo Jalaska é mto retrô ! adorei... e esse livro é foda ! mto bom mesmo ! tipico clássico... no blog só precisa arrumar esta foto do começo q esta constelação ta mto grande hehe... mas o conteúdo é bom !

    c poder dar uma olhada... fik avont´s !
    http://www.escolhaopcional.blogspot.com

    ResponderExcluir