quarta-feira, 10 de junho de 2009

Pequenas Contradições

Nestes últimos dias presenciei uma cena inusitada : estava eu caminhando pela rua quando passei em frente a um templo religioso e eis que surge um rapaz embriagado sendo expulso a tapas e ponta pés pelo sacerdote e os frequentadores daquela instituição e o curioso era que aparentemente tais atos violentos seriam uma resposta ás críticas feitas pelo bebado á religião durante o culto . E diante desta cena caí em pensamentos , recordando-me dos tempos em que eu frequentava uma igreja e desta época viera a lembrança de um ensinamento de Jesus que pregava oferecer a outra face perante um tapa .
Oferecer a outra face não se trata justamente de uma resposta a uma agressão física e sim o corte de consequências maléficas , o que em outras palavras , significa que a supresa do agressor ,que esperava de sua vítima
resistência ou fuga , acaba por provocar confusão e vergonha e o obriga a refletir sobre o fato e consequentemente sobre suas atitudes , gelando a raiva e colocando fim ao conflito. A verdade é que está difícil remover a lembraça do bebado sendo expulso da igreja a base de princípios que a própria religião condena como a antiga lei de talião ( Olho por olho , dente por dente ).
A realidade dos anos frequentando a igreja fizeram da contradição existente entre a ideologia cristã e as atitudes da maioria das pessoas que a segue uma evidência que mescla desconhecimento da própria religião e falta de consciência , o que ás vezes me parece dar razão a uma frase muito conhecida do filósofo Nietzsche a qual dizia que o envagelho havia morrido na cruz .




9 comentários:

  1. assunto polêmico esse.
    mas falar de religião, seja do jeito que for. qualquer citação que seja é complicado.
    eu gostei do teu blog.
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Que coisa, pelo jeito eles não estão interessados em renovação humana.
    Tem razão. E bem lembrado o ensinamento de Cristo.

    ResponderExcluir
  3. na minha igreja isso jamais acontce, msm vc chegando bebado, drogado e pelado, vc é bem recebido por tds...

    ResponderExcluir
  4. a igreja de hoje em dia não é mais a mesma que Jesus Cristo deixou quando morreu numa cruz.
    muita gente se aproveita do povo usando o nome de Jesus. é deprimente.

    ResponderExcluir
  5. Se um dia eu descobrir quem inventou Deus, Freddie Mercury ficará em segundo como meu Ídolo.

    Quanto mais eu estudo Teologia, mais cético eu fico, Fato!

    Eu ainda afirmo que a maior "rede" de corrupção e manipulação é a Igreja, ela sim, mexe com o ser humano de corpo e "alma".

    Em um casamento de um dos seus "irmãos" Jesus bebe vinho, embriagando-se e festejando como os outros "irmãos". Eis que surge o primeiro milagre: Álcool!--- Isso teve um ar irônico!

    Vale ressaltar que o povo que mais sofre, mais sofreu ate hj foram os Judeus[Povo de Jesus]...Ressalto também que a Igreja tem seu nome sujo pelo sangue das Cruzadas. Que digam os Cátaros, exterminado pela igreja! Chega né! escrevi de mais... parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  6. AS pessoas agem sem sabedoria, e acabam pregando apenas a religião. Esqueceram da existência de um Deus, que é a razão maior.

    ResponderExcluir
  7. A grande maioria das religiões sofrem deste mal. Falam uma coisa e fazem outra, prometem uma coisa e bom, apenas prometem. Elas têm o conceito da mentira em suas bases. O que infelizmente parece ser algo inevitável, pois elas precisam disso para existir.

    ResponderExcluir
  8. Lamentável.
    Primeiro, o cara tava bêbado !
    Sacerdotes não poderiam fazer isso.
    A igreja está aberta ao público.
    As pessoas devem ter mais consciencia, mais calma, e ver que no outro lado da moeda, a moeda que esta tomando tapas e pontapés é um ser humano tbm.


    Abraço

    ResponderExcluir
  9. O maior erro desse Templo, foi aplicar o julgamento humano, usando de agressões, a uma ser humano que precisava de ajuda (tanto espiritual quanto para cuidar de sua embreaguez), deveriam acolhe-lo para posteriormente passar ensinamentos religiosos e assim resgatar "uma alma desgarrada"! Agindo da maneira que agiram, o pobre homem continuará sem amparo mediante a situação em que se encontra.

    Abraço!

    ResponderExcluir