sábado, 16 de maio de 2009

Semana ...

Agora no sabádo e relembrado tudo que ocorreu nesta semana , penso que tudo foi muito corrido e vivido de forma intensa pois muitos foram sentimentos que tomaram conta de mim diante de diversas situações do cotidiano , sendo o primeiro deles a raiva .
Uma situação desagradável que passei foi no domingo em pleno dias das mães : fui comprar uma caixa de chocolates para minha mãe numa bomboniere e quando eu estava para ser atendido, uma moça juntamente com seu namorado passaram a minha frente furando a fila . Quando questionada pelo namorado sobre o fato ela fez pouco caso , afirmando que estava a mais tempo dentro da loja e que tinha o direito de ser a primeira a ser atendida , e foi assim que ela passou na frente de todos , ignorando reclamações das outras pessoas e fingindo que nada acontecia .
Certamente posso parecer superficial por ter me aborrecido por um fato aparentemente banal mas a verdade é que de banal isso não tem nada , pois através desses pequenos fatos podemos questionar situações mais conhecidas perante a todos como por exemplo a conduta perfídia adotada pelos polítcos com a sociedade . O ponto em que estou querendo chegar é o seguinte questionamento : qual a diferença entre alguém que fura uma fila e um político corrupto ?
Não há regras e nada pode ser generalizado mas há grandes probabilidades de pessoas que possuem tais atitudes ( furar uma fila ) também agirem de forma desleal em outras situações , como por exemplo dentro de um cenário político pois o ponto em comum que falta tanto em políticos corruptos quanto a esses tipo de pessoas é algo que podemos denominar ética ! Alguém sabe o significado de ética ?
Ética é uma palavra que vem do grego ethos e que está relacionada ao modo de ser mas também pode ser definida como algo que seja bom tanto ao indivíduo quanto para o coletivo , sendo isso o que carece em muitas pessoas : inserir o pensamento coletivo ao individual . O pensamento exclusivamente individual é o que priva de adotarmos atitudes mais justas e o que faz as pessoas atropelarem os direito das outras e quando tais atitudes são tomadas com frequência torna-se um vício e um convite para atos anti - éticos de maiores proporções .

Nenhum comentário:

Postar um comentário