domingo, 6 de dezembro de 2009

Suicídio

Nestes último dias eu li uma reportagem a respeito de Suicídio e nas entrelinhas estava uma citação do Santo Agostino que condenava este ato com base no mandamento da Biblia " Não matarás " , visto que este trecho aplica-se não somente ao ato de matar ao próximo mas também a si mesmo e por fim ele conclui seu pensamento considerando o suicidio como um gesto que extingue não somente o indivíduo mas também a sua fé , que é chave para a vida póstuma de todo o ser humano.
A verdade é que tudo isso trata-se apenas da visão cristã sobre o tema , sendo que em outras culturas o suícidio é visto de forma distinta , chegando a ser considerado até mesmo como um ato para defesa da honra , como o " seppuku " japonês , que é tomado por políticos , empresários e diversas camadas da sociedade como uma forma de saída de uma situação desperadora , visando também limpar o nome da familia ou do Estado. Isso sem citar os suicídios cometidos em virtude a atos terroristas , como podemos ver em algumas culturas do Oriente.
O que eu ás vezes questiono é justamente a condenação do suicídio , o que adianta a extensão do sofrimento até um final que não pode ser alterado ? Será a luta e a fé em vão uma valorização do sofrimento ?
Há sempre quem considere o suicídio uma atitude egoísta perante os sentimentos dos entes queridos , no entanto também me soa igualmente egoísta querer o sofrimento de um indivíduo cujos os limites exigem um basta a dor.

4 comentários:

  1. Falando apenas sobre o ato, Suicidio pra mim é um ato de coragem, pois é necessário muita para por fim a própria vida e de covardia ao mesmo tempo, pois você além de fugir dos problemas, acaba acarretando mais para os que ficam...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Questão complicada essa!
    Pode ser 1 ato de covardia ou até mesmo coragem!

    ResponderExcluir
  3. É muito corajoso o ser humano que tem a coragem de matar a si mesmo. Porém, é ao mesmo tempo covarde de não querer enfrentar de cara os seus problemas. A maior razão dos suicídios. Fica aí uma questão para refletir.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o que falaram acima e achei interessante também. Uma boa coisa a se pensar.

    ResponderExcluir